O depoimento abaixo foi dado por Liliam Altuntas, que, ainda criança, foi sequestrada e forçada à prostituição no Brasil, e depois traficada para a Alemanha, para o comércio sexual e contém detalhes descritivos de abuso sexual. Liliam hoje mora na Itália, é designer de bolos e ativista abolicionista da organização Resistenza Femminista. A tradução do depoimento para o português foi feita pela própria Liliam, para a publicação na revista QG Feminista, e revisada por mim.

De todas as tragédias que vivi quando estava na prostituição, há duas coisas que continuam a me atormentar, que ainda não consigo superar. São experiências…


Se você está percebendo uma regressão em seus filhos, você não está só.

© UNICEF/UN0202875/Serbia

Entrevista feita por Mandy Rich, para a UNICEF.

A maioria das crianças deseja muito avançar em seu desenvolvimento. No entanto, junto à empolgação de poder fazer coisas novas, vem o estresse. Esse estresse pode causar regressão: etapas temporárias de regresso no desenvolvimento.

A pandemia de COVID-19 exacerbou a crise de cuidados e aprendizagem. …


Por: Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Original.

Quinze por cento da população mundial vive com alguma deficiência e quase 200 milhões têm entre 10 e 24 anos de idade. No entanto, são frequentemente invisíveis nas estatísticas governamentais.

Meninas e meninos com deficiência são em grande parte excluídos dos serviços de educação e saúde, discriminados em suas comunidades e presos em um ciclo de pobreza e violência.

Em todo o mundo, as meninas sofrem o maior impacto dessas violações. Um estudo global do UNFPA revela que meninas e mulheres jovens com deficiência enfrentam até 10 vezes mais violências baseadas…


Este texto foi escrito depois da leitura do artigo acadêmico “Menopause as a Social and Cultural Construction”, da socióloga Bre’on Kelly, disponível aqui, trazendo informações que ela coloca e reflexões minhas sobre o tema. Todas as informações estão referenciadas no artigo, consulte-o para ter acesso às fontes originais.

Imagem base por Freepik, alterada pela autora.

É comum na nossa cultura percebermos a menopausa como uma época de instabilidade emocional e comportamental de uma mulher mais velha. Isso é tão forte que muitas mulheres que estão passando por essa fase poderiam afirmar que se sentem desequilibradas mesmo, mas essa é uma generalização estereotipada. A maioria das mulheres atravessa…


Por: Ana Alicia Osorio, para Testigo Púrpura e Movimiento Migrante Mesoamericano

Vetor original por Vecteezy, modificado pela autora

Karina não escuta as vozes de suas filhas há seis meses. Maria ficou sabendo que sua mãe está doente, mas há dois anos não consegue falar com ela diretamente. Rosalba não tem notícias sobre seus filhos, sua mãe ou qualquer outra pessoa de sua família há quatro anos.

As três têm em comum o fato de estarem a centenas de quilômetros de suas casas, entre paredes de onde não podem sair, em um sistema carcerário mexicano que não lhes garante condições mínimas de sobrevivência.

A vida das mulheres nas…


Escutamos falar sobre violência ginecológica com certa frequência no meio feminista, mas ela não é facilmente reconhecida pela população em geral. Mesmo as mulheres e meninas que a sofrem podem ficar confusas sobre o que está acontecendo, porque a parte agressora é uma figura de autoridade em quem elas devem confiar: um médico.

Fora que normalmente a violência ocorre quando a mulher ou a menina está numa posição muito vulnerável, que pode ser sozinha e parcialmente desnuda em frente a um homem, quando está prestes a parir e tomada de muitas dores, ou ainda quando está inconsciente por efeito de…


Kajal Ahmad [Kejaļ Eḥmed] é uma poeta e jornalista curda, nascida no Iraque, em 1967. Numa coletânea de poemas curdos que traduzi, também incluí uma poesia dela, leia aqui.

Pássaros

De acordo com a última classificação, Curdos
agora são uma espécie de pássaro
é por isso que, nas páginas rasgadas e amareladas
da história, eles são nômades avistados por suas caravanas.
Sim, Curdos são pássaros! E mesmo quando
não sobrou nenhum lugar, nenhum refúgio para sua dor,
eles se voltam para a ilusão de viajar
entre os climas quente e frio
de sua terra natal. Então, naturalmente,
não acho estranho que Curdos possam voar.
Eles vão de país em país
e ainda…


Imagem da autora | @estudioartemel

Nós somos seres sociais. Isso significa que não vivemos isolados, mas em uma sociedade, na qual temos algumas regras a cumprir para o funcionamento dela. Chamamos de socialização o processo pelo qual internalizamos essas regras sociais.

É pela socialização que aprendemos alguns dos valores básicos da sociedade e ela começa já quando nascemos. Aprendemos, ainda muito pequenos, que transgredir regras é passível de punição, por exemplo, e que se desobedecemos podemos ser castigados.

Nem todas as regras aprendidas por meio da socialização são declaradamente desejadas pela sociedade, mas as aprendemos da mesma forma. …


O consumo de carne aumentou muito nas últimas décadas. Ele está associado a progresso social, ter carne na mesa significa, para muita gente em nossa cultura, ter uma refeição completa. Assim, não ter carne, significaria comer insuficiente ou ter uma refeição pobre.

Por trás dessas noções culturais existe uma indústria que incentiva o consumo de carne. Essa indústria tem aumentado, de forma exponencial, a produção de carnes e produtos derivados no mundo. Nossa dieta é modificada por “um modelo que tem promovido a concentração empresarial, deixando para um punhado de empresas transnacionais a capacidade de decidir quais carnes e derivados…


Ecofeminismo, é claro, vem da junção de ecologismo e feminismo. A partir da ponte entre essas duas formas de pensar o mundo, cria-se a ideia de que a dominação das mulheres e a dominação da natureza têm uma origem comum, que é exploratória e de base patriarcal.

A história do ecofeminismo remonta às décadas de 1960 e 1970, quando feminismo e ecologia estavam bastante em evidência, com muita construção teórica e prática acerca desses dois assuntos. A luta das mulheres de então dedicava-se em grande parte, especialmente nos EUA e na Europa, dentro da chamada segunda onda feminista, ao direito…

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store